quarta-feira, 8 de junho de 2011

Você quer aprender a editar vídeos? instale o OpenShot no L.E. 3.0

Olá,

Hoje vamos aprender como instalar um editor de vídeo no linux educacional, O OpenShot é um software Livre que proporciona aos seus usuários a manipulação de vídeos de diversos formatos.


O que é edição de vídeo?

Edição de vídeo é o processo de corte e montagem de filmes em meio analógico ou digital, linear ou não-linear.

Este processo é necessário pois, ao contrário do que acontece em peças de teatro, os filmes normalmente são gravados em partes, divididos por cenas ou tomadas que são feitas diversas vezes e por diferentes ângulos.

A edição de vídeo consiste em decidir que tomadas usar, quais são as melhores e uní-las na sequência desejada. Pode-se inclusive montar as sequências fora da ordem cronológica de gravação ou do próprio tempo do filme.

Editar um filme ou vídeo não se limita a escolher as melhores cenas, é nesta fase da produção que são inseridos efeitos especiais, trilhas sonoras e legendas.

A edição linear é feita seguindo a ordem cronológica do filme. A edição inicia-se com as primeiras cenas do filme/produto. Pode ser analógica ou digital. Ou seja: você pode editar de forma analógica ou digital apenas mudando de sistema, pois este tipo de edição usa fitas no seu processo. Assim, você pode editar usando fitas analógicas como o Betacam SP, por exemplo, ou fitas digitais como Beta Digital, Mini-DV, DVCAM, DVC PRO, etc. Contudo você continuará editando de forma linear. Ou seja: uma imagem após a outra de acordo com a ordem em que essas imagens foram gravadas na fita. Já a edição não-linear é feita segundo os critérios do próprio editor, que decide se edita primeiro as últimas cenas, as do início do filme/produto, ou as do meio.

Podemos também pensar em edição de vídeo indo além do corte mais como um "recorte", que se faz de alguma realidade ou história que se quer contar. Assim a edição se iniciaria já no Roteiro ou mesmo antes na concepção da ideia do filme.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edi%C3%A7%C3%A3o_de_v%C3%ADdeo

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO NO LINUX EDUCACIONAL

Click aqui para baixar a versão Openshot1.1.3


Salve na área de trabalho

Click com o botão direito do mouse depois vá até a opção extrair, depois extrair aqui

Será criada uma pasta na sua área de trabalho com o nome openshot, entre na pasta e acesse a subpasta debs.



Perceba que dentro da subpasta debs estão seis arquivos numerados em sequência, a instalação deve ser feita na ordem crescente, ou seja, começe istalando do numero 01 até o 06.

Para iniciar a instalação basta clicar duas vezes em cima de cada ícone, para que ocorra tudo bem você deve está conectado a internet, pois o ultimo pacote irá solicitar sua conexão

Parabéns você instalou o OpenShot na sua máquina, é só procura-lo no menú iniciar na opção multimídia.

Abraços,

Equipe do NTE/Castanhal

Nenhum comentário:

Postar um comentário